LOST último episódio: TOP 10 Mistérios esclarecidos no fim da série

  • Share

Como disse no artigo Entenda o Final de Lost: explicação para último episódio , a maioria dos mistérios mais relevantes da série Lost[bb] foi respondida com o último episódio. Listei as TOP 10 perguntas, com suas respostas ou não. Se tiver mais, por favor, coloque nos comentários.

[ATENÇÃO! MEGA SPOILERS ABAIXO!]

Se você não assistiu ao último capítulo de Lost, não leia o texto à seguir!

1. Juliet e a Bomba: RESPONDIDA

A pergunta era simples: a bomba funcionou, como Juliet disse? O que parecia ter sido respondido bem no comecinho da sexta temporada foi na verdade respondido nos últimos minutos. A bomba simplesmente causou o “Incidente”, exatamente como Miles havia previsto. Não criou uma linha do tempo alternativa, não alterou o passado, simplesmente provou que “o que aconteceu, aconteceu”. Além disso, como efeito colateral, transportou os sobreviventes de 1977 para 2007.

9. Adão e Eva – esqueleto de casal encontrado nas cavernas, primeira temporada – RESPONDIDA

Adão e Eva eram na verdade o Homem de Preto – o carinha inimigo e irmão de Jacob e a mulher a Mãe. Quando Jacob “matou” seu irmão, colocou-o nas cavernas, ao lado do corpo da Mãe (morta há pouco pelo mesmo Homem de Preto). O que Jacob não sabia, naquele momento, era que seu irmão não estava morto, mas havia se tornado a fumaça.

3. A História da Ilha – O que é a Ilha de Lost? – PARCIALMENTE RESPONDIDA

É, essa pergunta ficou devendo uma resposta melhor. Ok, nós aprendemos como o navio Black Rock chegou à Ilha, quem construiu a Roda Congelada – aquela que transportou Ben Linus e moveu a Ilha -, a história de Richard Alpert… De qualquer forma, não foi explicada a presença dos Egípcios e suas construções por toda a Ilha, o que aconteceria se a Ilha fosse realmente destruída e o que aconteceria se o Homem de Preto / Fumaça saísse mesmo. Ao que parece, a Ilha guardava a fonte da vida. Mas será que envolve a vida em todo o planeta? Universo? Ou só mesmo na Ilha? Ficaram devendo…

4. O Bem e o Mal – RESPONDIDA

Se bem que a resposta foi meio que… Não há resposta. As coisas realmente ficaram meio nebulosas nessa questão. Apesar de o Homem de Preto na forma de Locke parecer ser o “cara mau”, matando um monte dos personagens favoritos da galera, ficou claro que Jacob também mandou muito mal quando ordenou que o jovem Benjamin Linus exterminasse todo seu povo, da Iniciativa Dharma. Tanto o Homem de Preto / Locke / Fumaça quanto Jacob, tiveram sua parte boa e  má. Fumaça, quando era criança, era bem simpático, e teve lá seus motivos (Mãe doida) para se tornar o tipo de mala que se tornou. Freud explica…


5.  Jacob e seu opositor – RESPONDIDA

Eram dois irmãos, nascidos na Ilha, que depois de terem sido extremamente manipulados por uma falsa mãe, a antiga Protetora, tornaram-se o Protetor (Jacob) e o Mecanismo de Defesa (Fumaça) da Ilha.

6. Os Outros – NÃO RESPONDIDA.

Pois é, nós passamos um bom tempo com eles no Templo, no início da temporada, porém foi uma decepção. Não conseguimos entender muito sobre sua natureza, sua sociedade na Ilha. Será que recebiam continuamente instruções de Jacob através de Richard? Eles mesmo criaram as regras de sua sociedade? Eram mesmo seguidores de Jacob ou eram um grupo de pessoas sendo enganado pelo Homem de Preto / Fumaça através de Ben Linus? Afinal, o que eram aqueles sequestros e as roupas cheias de farrapos da primeira temporada? É… Decepção.

7. Destino Cruzado dos Sobreviventes – RESPONDIDA

Jacob trouxe nossos Sobreviventes para a Ilha para que se tornassem candidatos à substituí-lo. Eram todos indivíduos que precisavam tanto da Ilha quanto a mesma precisava deles. Foi Jacob que forçou situações para que todos chegassem na Ilha. Não foi coincidência. Muitos ele inclusive chegou a encontrar quando criança. Ele os conhecia bem.

8. Afinal o que era a Fumaça?– RESPONDIDA

Foi explicado que a fumaça era o irmão de Jacob, o Homem de Preto, seu opositor, mais tarde possuidor do corpo de Locke. Ele se transformou em fumaça após ter sido jogado por Jacob no coração da Ilha, muito tempo atrás. Algumas dúvidas à seu respeito não foram solucionadas, como o porquê dele matar uns e não matar outros, por que ele conseguia encarnar usando a forma de pessoas mortas (o pai de Jack, o Irmão de Eko, Locke…), entre outras. Mas o fato é: ele é o Homem de Preto.

9. O que os números querem dizer?PARCIALMENTE ESPONDIDA

Bom, disseram que os números eram uma equação para o fim do mundo, criada pelo cientista fictício Enzo Valenzetti… Não foi muito bem explicado. E olha que eles apareceram em um monte de lugares durante toda a série…


10. Que fim teve os Sobreviventes do Voo 815 da Oceanic? – RESPONDIDA (… mais ou menos)

A pergunta que não queria calar foi mais ou menos respondida com o fim da série. Resumindo, eles morreram, um dia. Todos. Alguns durante a estada na ilha, durante a série, outros num futuro qualquer, distante ou não. E acabaram se encontrando no além-vida.

  • Jack se sacrificou para salvar a Ilha, os amigos e provavelmente o mundo;
  • Hurley se tornou o novo Jacob e Ben Linus o novo Richard Alpert. Só que não foi para sempre, pois em algum momento ambos morreram, pois estavam lá, no além vida;
  • Richard Alpert, Kate, Sawyer, Miles, Claire, e o piloto Frank escaparam da Ilha com o Avião da Ajira 316 para viver o resto de suas vidas – que não ficamos conhecendo – no “mundo real”;
  • Sun, Jin e Sayid morreram na Ilha.

Bom, todos tiveram um pouco de redenção em Lost. O tempo que passaram na Ilha os fez pessoas melhores, ajudou-os a liberar-se dos sofrimentos que para lá trouxeram e, para alguns, ajudou a encontrar o amor.

É… Mas e nós? Ainda temos algumas perguntas a serem respondidas. Os criadores da série disseram que no DVD teremos os 20 minutos que faltam para esclarecer tudo… Belo golpe. Dará certo :-)

Não se esqueça de ler o artigo Entenda o Final de Lost: explicação para último episódio :-)



Comente e Compartilhe!

Comente aí!
Rss Feeds   Twitter Followers Email Updates